A Imcopa Importação, Exportação e Indústria de Óleos Ltda inaugurou no último dia 28 sua terceira planta industrial em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A nova fábrica vai produzir, por dia, 600 toneladas de farelo de soja concentrado com 60% de proteína, elevando para 950 toneladas/dia a produção total da empresa. A Imcopa já é líder mundial na produção de farelo concentrado para uso em alimentação animal.
Vamos ampliar nossa produção para atender à demanda crescente do mercado internacional, explica Enrique Traver, diretor de Operações da Imcopa. Hoje, as 350 toneladas de farelo concentrado produzidas pela empresa são exportadas para o Chile, Noruega, Canadá, Escócia, França, Taiwan, Tailândia, Coréia e Japão. O produto é usado especialmente na produção de ração para a criação de peixes em cativeiros.
Com a inauguração da terceira fábrica, na qu7al a empresa investiu US$ 35 milhões, a produção de melaço também vai aumentar para 340 toneladas/dia. A Imcopa só não vai ampliar, por enquanto, a produção de álcool de soja, apesar da onda nacional em favor do biodiesel. A produção diária de 10 mil litros de álcool será mantida somente para uso como combustível pelas próprias fábricas. Segundo Traver, para aumentar a produção do álcool de soja serão necessários novos investimentos, ainda não programados pela Imcopa.